Blog Layout

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, o nosso diretor clínico, Prof. Dr. Fernando Ferreira falou à TVI e ao Jornal de Notícias sobre os rastreios realizado no concelho de Penafiel

Em 6 meses, cerca de 1000 utentes das IPSS’s do Concelho vão usufruir de um rastreio oral gratuito e, consequentemente, de tratamentos dentários

Será utilizada a tecnologia “Blue Stain” que permite ecolha e análise imediata de células do corpo humano de forma rápida, não invasiva e indolor. (...)

Ao nível do diagnóstico será utilizado o projeto “Blue Stain” – um modelo inovador, que consiste num “kit” de diagnóstico de cancro (oral, em particular), que possibilita a recolha e análise imediata de células do corpo humano de forma rápida, não invasiva e indolor.

Os responsáveis pelo projeto, Fernando Ferreira e Paula Melo, são docentes e investigadores na CESPU e apresentam assim uma solução inovadora para diagnosticar precocemente as patologias da cavidade oral, algo que não existia até ao momento. A sua importância aumenta por o exame e o próprio resultado se efetuarem no tempo de uma consulta, a chamada “solução ‘point of care‘”. O “Blue Stain” não tem qualquer implicação logística, o que representa uma redução dos custos para hospitais e clínicas médicas. (...)

De recordar que, o projeto “Blue Stain”, desenvolvido pela Startup TargeTalent, foi o grande vencedor do 1º Prémio do concurso de empreendedorismo Acredita Portugal 2015, na categoria de Alta Tecnologia. A TargeTalent foi criada pelos docentes da CESPU e dedica-se ao desenvolvimento de testes de diagnóstico que utilizam as células como meio biológico. Trata-se de uma tecnologia diferenciada de interface bio-digital, que permite o diagnóstico rápido de patologias. Tem o objetivo de fornecer processos de diagnóstico simplificado, que possam chegar a toda a gente com elevados padrões de qualidade.

Fonte: Câmara Municipal de Penafiel


Sem sair da instituição que frequentam, seja na vertente de lar, centro de dia ou centro de convívio, cerca de mil idosos de Penafiel estão a ter acesso a um rastreio oral gratuito que, com base num "kit" inovador, faz ainda o diagnóstico de cancro (oral, em particular), com recolha de células, "de forma rápida, não invasiva e indolor". (...) "Vamos só ver as suas gengivas, está bem?", diz o médico dentista, professor e investigador da Cespu, Fernando Ferreira, a um dos utentes do Centro Social Paroquial de Santo Estêvão de Oldrões. Tiram-se notas sobre os dentes em falta e avaliam-se possíveis lesões. Ainda é cedo para conclusões, mas, refere o médico, os idosos têm "na maioria dos casos, dentes perdidos que não foram repostos, dentes fraturados ou lesões nas mucosas e língua". "Muitos deles não vão ao dentista há muito tempo, por questões de mobilidade e dificuldades financeiras. A saúde oral vai ficando para trás", admite.

 Fonte: Jornal de Notícias

Por Jornal MyDermatologia 10 jan., 2024
A escabiose foi tema de discussão no XXXV Fórum Dermatologia, através de uma apresentação da Dr.ª Olga Pereira. Veja a entrevista da especialista.
Por Cespu 17 dez., 2021
Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro o Prof. Doutor Fernando Ferreira esteve presente na Expo Dubai, em representação da CESPU Diagnóstico, para apresentar o projeto “Blue Stain - plataforma biodigital para diagnóstico do cancro”.
Por Ordem dos Médicos Dentistas 19 jun., 2015
O projeto, desenvolvido pelo nosso diretor clínico, Prof. Dr. Fernando Ferreira e pela investigadora Paula Melo, recebe a terceira distinção em menos de um ano. Concursos de Empreendedorismo da Acredita Portugal têm o Alto Patrocínio do Presidente da República.
Share by: